Clique e conheça a plataforma da Educopédia

sexta-feira, 20 de julho de 2012

Sobre Seleção de Pesquisadores


Caros Candidatos ,

Infelizmente ainda não consegui analisar todos os documentos enviados pelos candidatos (foram 57, ao todo) para educopedista pesquisador. A minha análise segue o seguinte critério:

1 - Insuficiente
2 - Adequado(a)
3 - Superior

1) Formação
2) Experiência com pesquisas (peso 2)
3) Qualidade da proposta (peso 3)
4) Qualidade da carta de apresentação (peso 2)

Espero terminar e enviar o resultado até o final da próxima 3a feira.

Atenciosamente,

Rafael Parente

quinta-feira, 12 de julho de 2012

CAPACITAÇÃO PÉ DE VENTO

PREZADOS PROFESSORES,

As capacitações do Pé de Ventos estão fazendo um maior sucesso!

Acompanhem os melhores momentos dos dias 03 e 10 de julho!
Ainda teremos 7ªCRE e 8ªCRE no dia 17 de julho e 9ªCRE no dia 31 de julho.

Agradecemos o apoio de todos os Capacitadores da Educopédia, Articuladores, Responsáveis das CREs e aos Professores do 1ºano.

Att, Equipe Educopédia.
========================================






segunda-feira, 2 de julho de 2012

Seleção para Educopedistas Pesquisadores

Caros Professores,

Estamos selecionando 8 educopedistas pesquisadores que terão como objetivo avaliar o impacto da Educopédia na educação pública carioca.

Requisitos:
1) Ser professor da SME - Rio
2) Ter título de mestre ou doutor de universidade renomada
3) Ter conhecimento sobre metodologias de pesquisa e experiência com pesquisas qualitativas e / ou quantitativas de impacto de intervenções na educação pública

Obrigações:
1) Trabalhar a distância, 8 horas por semana, de agosto a dezembro de 2012;
2) Criar a metodologia, acompanhar a aplicação, avaliar dados e gerar conclusões da pesquisa;
3) Escrever um artigo científico para publicação em 2013;
4) Apresentar as conclusões da pesquisa em congressos ou seminários nacionais ou internacionais;
5) Estar em contato direto e frequente com Rafael Parente para acompanhamento da pesquisa.

Para se candidatar, envie um email para rafaelparente@rioeduca.net, até o dia 15/07, com uma carta de apresentação, um currículo resumido e uma proposta de metodologia para avaliar o impacto da Educopédia na educação pública carioca. O(a) pesquisaor(a) tem a liberdade de delimitar o escopo e o tipo da sua proposta de pesquisa. O resultado da avaliação será publicado no portal Rioeduca no dia 23/07.



segunda-feira, 25 de junho de 2012

Conhecendo a Educopédia em Julho


Sr.(a). Coordenadora de E/SUBE/CRE,
Sr.(a) Gerente da E/SUBE/CRE/GED,
Sr.(a) Diretor(a) de Unidade Escolar,

 
Rio de Janeiro, 25 de junho de 2012.

Prezados Diretores,

A Educopédia, em parceria com a MSTech, realizou, no período entre 28 de maio e 1 de junho, capacitação para os estagiários que atuam nas escolas da rede municipal, com o objetivo de habilitá-los a apresentar em suas escolas os recursos digitais que a SME desenvolve atualmente.
Para darmos continuidade ao trabalho iniciado com a formação, gostaríamos de sugerir que cada equipe pedagógica organize, no mês de julho, um momento para que os estagiários possam fazer o repasse para os professores, pois precisamos garantir que os todos os envolvidos no processo educacional tenham a oportunidade de conhecer e aplicar os conteúdos da Educopédia em seus planejamnetos.

 Estamos à disposição para disponibilizarmos o material de apresentação e cartazes.

Att, Equipe Educopédia.

terça-feira, 19 de junho de 2012

sexta-feira, 15 de junho de 2012

Conheça os novos recursos da Educopédia

Conheça a Educopédia, o Pé de Vento, a Educoteca, a Máquina de Testes e o Educomundo, projetos pioneiros no uso da tecnologia voltada à educação, da SME-RJ.

Educopédia no Rio+20 !

Caros Professores, 


Confiram as atividades sobre o Meio Ambiente propostas em vários anos na plataforma da Educopédia.  É a Educopédia no Rio+20 !


Créditos: Educopedista Dilma Guimar 


Créditos: Publicação da Educopedista Bárbara Moura na Fan Page Educopédia

Dica: 6°ano, Geografia, aula 19, "A importância da água para o homem". 
Nesta aula, o aluno deverá compreender a importância da água para a manutenção da vida e reconhecer a necessidade do uso racional dos recursos hídricos.


Créditos: Publicação da Educopedista Bárbara Moura na Fan Page Educopédia


Dica: 7° Ano, Geografia, aula 30, "Relação sociedade/natureza no Brasil"


Nessa aula, será possível verificar a exploração de alguns recursos naturais brasileiros para o desenvolvimento e quais são as consequências da modificação desses biomas. No fim os alunos deverão responder a grande questão do momento: O que é desenvolvimento sustentável?


Veja a reportagem sobre a  "Menina que calou o mundo 92"



Site oficial do Rio + 20
http://www.rio20.gov.br/