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quarta-feira, 20 de julho de 2011
Precisamos da sua opinião!
Educopedistas,
Segue abaixo uma proposta para a nova metodologia das aulas da Educopédia.
Enviem a opinião de vocês para o email educopedia@rioeduca.net até o dia 22 de julho!
Achei a proposta interessante. De certa forma, parte do que está sendo proposto, tenho buscado utilizar na produção das minhas aulas de História. Assim, é necessário voltar aos conceitos da aula anterior, diversificar nas atividades e fazer uma ponte para a aula posterior, estimulando sempre a curiosidade do aluno.
A metodologia parte da premissa que, em termos de cognição - além da aprendizagem significativa - a repetição pode sim estimular as memórias de médio e longo prazo, e transformar informações em conhecimento.
A questão que fica é: se for adotada a nova metodologia, terão que ser reformuladas a maior parte das aulas. Como será feito isso? Qual a previsão de prazo para que isso aconteça?
Gostei da proposta de desenvolver uma metodologia com embasamentos metacognitivos, acredito que desta forma o aluno será influenciado a "aprender a aprender", o que é uma grande dificuldade. Entendo que este é o caminho, "ser o sujeito de sua aprendizagem", onde ele mesmo deverá analisar conscientemente os procedimentos que empregará para buscar a solução dos problemas apresentados. Aproveitarei esse recesso para estudar e colocar em prática.
Concordo com a Claudinha e com o Michel, ambos relatam que esta nova metodologia poderá auxiliar e trazer para o aluno maiores perspectivas de atuação e desenvolvimento do seu próprio aprendizado através do que estudou e dos exercícios fazendo a ponte com o que foi apreendido e o que está sendo apreendido. Educoabraços, Marcelo Solino
Excelente a metodologia apresentada.O aluno deve ser o sujeito da construção de seu conhecimento e para isso participar sempre do processo ensino-aprendizagem e não receber tudo "mastigado" do professor.Precisamos URGENTEMENTE mudar a forma de ensinar e aprender para que todos os alunos tenham sucesso na escola. Devemos sempre ter em mente que ensino x aprendizagem é uma construção coletiva e que só se aprende quando participamos ativiamente do processo.
Boa a nova metodologia apresentada principalmente pela clareza dos objetivos. Entretanto, considero necessário rever títulos fixos,principalmente "aprender com erros",e a quantidade de quiz, excessivo na minha opinião. Abraços, Fátima
Oi Fátima o problema dos titulos fixos é que eles servem como um direcionamento para que o sistema possa entender e tornar a navegação adaptável ao aluno, por isso ele não pode ser mexido. Com relação ao novo método, quero conhecer mais e para isso gostaria de ler a base téorica dele, alguem aí tem o link que a graziele disponibilizou na aula?
Achei a proposta interessante. De certa forma, parte do que está sendo proposto, tenho buscado utilizar na produção das minhas aulas de História. Assim, é necessário voltar aos conceitos da aula anterior, diversificar nas atividades e fazer uma ponte para a aula posterior, estimulando sempre a curiosidade do aluno.
ResponderExcluirA metodologia parte da premissa que, em termos de cognição - além da aprendizagem significativa - a repetição pode sim estimular as memórias de médio e longo prazo, e transformar informações em conhecimento.
A questão que fica é: se for adotada a nova metodologia, terão que ser reformuladas a maior parte das aulas. Como será feito isso? Qual a previsão de prazo para que isso aconteça?
Vou baixar e darei minhas observações.Abs
ResponderExcluirTambém vou dar uma olhadinha com mais calma!!!
ResponderExcluirMas achei o prazo curtinho... :(
Gostei da proposta de desenvolver uma metodologia com embasamentos metacognitivos, acredito que desta forma o aluno será influenciado a "aprender a aprender", o que é uma grande dificuldade.
ResponderExcluirEntendo que este é o caminho, "ser o sujeito de sua aprendizagem", onde ele mesmo deverá analisar conscientemente os procedimentos que empregará para buscar a solução dos problemas apresentados.
Aproveitarei esse recesso para estudar e colocar em prática.
Concordo com a Claudinha e com o Michel, ambos relatam que esta nova metodologia poderá auxiliar e trazer para o aluno maiores perspectivas de atuação e desenvolvimento do seu próprio aprendizado através do que estudou e dos exercícios fazendo a ponte com o que foi apreendido e o que está sendo apreendido.
ResponderExcluirEducoabraços,
Marcelo Solino
Excelente a metodologia apresentada.O aluno deve ser o sujeito da construção de seu conhecimento e para isso participar sempre do processo ensino-aprendizagem e não receber tudo "mastigado" do professor.Precisamos URGENTEMENTE mudar a forma de ensinar e aprender para que todos os alunos tenham sucesso na escola. Devemos sempre ter em mente que ensino x aprendizagem é uma construção coletiva e que só se aprende quando participamos ativiamente do processo.
ResponderExcluirBoa a nova metodologia apresentada principalmente pela clareza dos objetivos.
ResponderExcluirEntretanto, considero necessário rever títulos fixos,principalmente "aprender com erros",e a quantidade de quiz, excessivo na minha opinião.
Abraços,
Fátima
Oi Fátima o problema dos titulos fixos é que eles servem como um direcionamento para que o sistema possa entender e tornar a navegação adaptável ao aluno, por isso ele não pode ser mexido. Com relação ao novo método, quero conhecer mais e para isso gostaria de ler a base téorica dele, alguem aí tem o link que a graziele disponibilizou na aula?
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