Clique e conheça a plataforma da Educopédia

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Um dia na escola

Rio de Janeiro, 31 de janeiro de 2012

Sr(a) Diretor(a),

Sr(a) Coordenador(a),


Um dos grandes desafios para o educador é ajudar a tornar a informação significativa, a escolher as informações verdadeiramente importantes entre tantas possibilidades, a compreendê-las de forma cada vez mais abrangente e profunda e a torná-las parte do nosso referencial.
Aprendemos melhor quando vivenciamos, experimentamos, sentimos. Aprendemos quando relacionamos, estabelecemos vínculos, laços entre o que estava solto, caótico, disperso, integrando-o em um novo contexto, dando-lhe significado, encontrando um novo sentido.
Aprendemos quando descobrimos novas dimensões de significação que antes se nos escapavam, quando vamos ampliando o círculo de compreensão do que nos rodeia, quando como numa cebola, vamos descascando novas camadas que antes permaneciam ocultas à nossa percepção, o que nos faz perceber de uma outra forma.
 Aprendemos mais quando estabelecemos pontes entre a reflexão e a ação, entre a experiência e a conceituação, entre a teoria e a prática; quando ambas se alimentam mutuamente.
 (MORAN, J.Manuel in Novas Tecnologias e Mediação Pedagógica - SP: Papirus, 2009, p.22-24).


 O presente instrumento tem o objetivo de informar, aguçar a curiosidade e incentivar o uso da Educopédia: plataforma de aulas digitais desenvolvida pela Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro em parceria com professores e o MEC.

Não procuramos aqui ensinar fórmulas, mas ofertar a professores, coordenadores e gestores a possibilidade de discutir e construir um planejamento interdisciplinar, a partir dos cursos extras da plataforma. Além disso, o dia da Educopédia na escola poderá ser um momento de exploração de todos os recursos e novas ferramentas presentes na versão 3.0.

O que apresentamos a seguir é um roteiro básico que pode ser amplificado com as sugestões de discussão de cada curso que o acompanha.

O importante é que durante o dia da Educopédia na escola, o professor entre nos cursos propostos e observe as diversas possibilidades de trabalhá-los em suas disciplinas. Afinal, o que aqui apresentamos são apenas informações e sugestões de trabalhos que poderão servir como enriquecimento do currículo específico de cada disciplina.

Assim como os demais materiais produzidos pela SME, a Educopédia também não é de uso obrigatório. No entanto, tem se mostrado uma grande aliada de professores, por despertar a curiosidade e o interesse de grande número de nossos alunos.

Esperamos que a nossa parceria seja cada vez maior e que possamos juntos dar um salto de qualidade na Educação da nossa Cidade Maravilhosa.


Abraços e um feliz ano, com muitas novas tecnologias, para todos!

Equipe E/SUBTE/Educopédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário